DEUS QUER A NOSSA FELICIDADE?



Por Letícia Romero


Obviamente essa pergunta já está respondida, sabemos que Deus quer o nosso bem e nossa felicidade, mas onde erramos é na nossa definição de felicidade que é totalmente diferente da de Deus.


Para nós, humanos falhos e sem sabedoria, mergulhados em um mundo capitalista nossa definição de pessoa feliz, é alguém rico, com casas, carros, um bom casamento, filhos, saúde, um bom emprego, viagens...entre outros, na verdade todos nós alguma vez já pensamos nessas coisas dessa forma:" Se eu tivesse isso ou aquilo seria feliz" o que é uma mentira, por que a felicidade na realidade não depende de circunstâncias externas, mas trataremos disso depois.

Crescemos com um bombardeio de mentiras em nossa mente desde crianças, onde é nos ensinado através da mídia, das escolas, e da vida que precisamos "vencer", ter estabilidade, correr atras de nossos objetivos para assim ser feliz, ou seja é uma caminhada de infelicidades buscando ser alguém e quando se consegue não há mais sentido, pois nunca se aprendeu a viver feliz mas sim em buscar a felicidade em algum lugar.


Não digo que correr atras de seus objetivos, trabalhar e estudar seja errado, mas muitos colocam isso como meio de se chegar a tal felicidade pregada, não como o caminho da felicidade. 

Outro erro é achar que algo dessa terra traga felicidade, a mentira pregada por todos é essa, mas a verdade não diz isso, nada dessa terra pode nos trazer felicidade, você pode até ter ouvido pessoas falarem que quando conseguiram algo ficaram mais felizes, mas é uma felicidade passageira, se não não teríamos tanto suicídios entre os ricos, já vimos pessoas famosas, com casa em miami, com uma beleza de dar inveja e se matarem, por que nada disso preenche o vazio no coração do homem.



Mas essa mentira não é nova, ela é velha e vem sido pregada tanto no mundo quanto na religião, e hoje em dia ela nos coloca contra Deus.
Vemos no terceiro capítulo da Bíblia essa mentira sendo contada pela serpente, quando Deus dá um jardim inteiro com diversas frutas e proíbe somente uma. O que o Diabo estava querendo dizer alí quando incita Eva a comer o único fruto que era proibido para ela?
"Você é feliz comendo todos os frutos desse jardim? Por que não pode comer esse? Por que Deus impediria sua felicidade plena? Se o fruto é tão agradável à vista e lindo por que Deus não ia querer que você provasse algo tão bom? Será que ele te ama mesmo?"

Veja nessa conjectura da passagem como o inimigo coloca o homem contra Deus...e hoje?

Se um "pastor" insiste em dizer que Deus quer te dar riquezas, casa, carro, para que você seja feliz, não seria a mesma mentira de satanás? Deus não tem nenhum interesse em nos dar bens desse mundo, pois todos os bens desse mundo vão se desfazer:

Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;
Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.
Mateus 6:19,20

Qualquer esforço que fazemos aqui para alcançar coisas da terra é totalmente em vão, pois nada disso será levado para eternidade, na verdade muto dessa busca por bens nos tira tempo de ficarmos em mais comunhão com Deus.

Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou. João 6:27

Claro que não levaremos ao extremo de largar tudo, não trabalhar e estudar (Bem aventurado os que o fizerem para Cristo), mas sim não colocar essas coisas corruptíveis em nossos corações, nem dar ouvidos a uns e outros que dizem que se a nossa vida não é de acordo com o padrão de felicidade do capitalismo, não somos felizes de fato.

Jesus pediu para não nos preocuparmos com coisas básicas e necessárias que é comer e se vestir, ainda mais nos preocuparmos com todo resto que colocam em cima de nós.

Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
Mateus 6:25

Já entendemos que é uma mentira a definição de felicidade do mundo, mas ouvimos sempre líderes cristãos repetindo que se você é pobre, ou passa dificuldades Deus não te ama, ou não está na sua vida, essa é a mentira do fruto proibido, esses imitam a satanás e repetem sua estratégia.

Quando Deus disse "não" a Adão e Eva eles desobedeceram achando que aquilo era bom, Quando Deus não nos dá o que queremos ficamos com raiva e emburrados, achando que ele não nos ama.

Qualquer pai da terra gostaria de ver seu filho bem de vida, rico, salvável, famoso, para ele seu filho é feliz, mas infelizmente o pai da terra não conhece o coração de seu filho e não entende que nada aqui pode preencher o vazio do coração.



A definição de felicidade para Deus é viver em qualquer circunstância confiando em Deus e descansando em sua Paz.
Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.
Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.
Filipenses 4:12,13

Quando pecamos, nossa alma se afastou de Deus e está doente, houve uma ruptura, nada aqui na terra pode preencher seu vazio e curar sua doença, nenhum bem, nenhum cargo, nenhuma viagem, nenhum homem  ou mulher, nenhum filho tem o poder de preencher, somente Deus tem esse poder, por que a parte rasgada de nossa alma está com ele, por mais que busquemos qualquer coisa aqui na terra só seremos completos e felizes em Cristo.

E como conseguimos essa verdadeira felicidade? As escrituras explicam que se você se arrepender de seus pecados e seguir a Jesus (que é o mesmo que cumprir o que ele falou), você será Feliz!

Mas tem uma coisa, todos os que seguem a Jesus não serão aceitos na terra, e padecerão perseguições...não é uma opção é regra.

E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.
2 Timóteo 3:12

Ou seja a vida de quem segue a Jesus não será fácil, mas tem uma diferença, os servos de Deus contam com sua proteção, com sua paz, com sua alegria.

Todos os habitantes da terra passam dificuldades, do rico ao pobre, se não é dificuldade financeira é dificuldade pisicologica, existem prisões da mente mais fortes que uma prisão real, então todos os que estão no caminho largo não são felizes, por mais que sorriem, viagem, tenham tudo que o mundo pode oferecer, todos estão afastados de Deus e sua alma está dividida.

E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância;
E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos.
E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens;
E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.
Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?
Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.
Lucas 12:16-21

A definição de felicidade para Deus é diferente da do mundo, um homem pobre sem bens pode ser feliz, por que a felicidade está dentro, nunca no que o homem pode ver, mas no que ele sente.
Não baseie a felicidade de alguém no que ela tem, mas sim no que ela é.

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.Gálatas 5:22

Cuidado quando dizem que você só está com Deus se estiver feliz segundo o mundo, normalmente Deus trata mais com pobres e humildes do que com ricos e afortunados, pois esses últimos colocam objetos e coisas acima de Deus baseando sua felicidade em riquezas.

Se Jesus quisesse que você fosse rico na terra diria para o jovem rico que cumpria todos os mandamentos par continuar como estava e buscar mais riquezas e prazeres na terra:

Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.
E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.
Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus.
E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.
Mateus 19:21-24

Se você quer ser rico, que seja, mas não culpe a Deus por não alcançar, Deus quer que você seja rico no reino dele e isso você só consegue cumprindo seus mandamentos, ser rico na terra não é pecado, mas não confunda isso com aproximação de Deus, quem conseguiu riquezas na terra ou teve sorte ou estudou e trabalhou muito...ou roubou também.

Deus está com os pobres e dá paz ao coração dos aflitos, Deus está com humildes, também está com os ricos que não poem seu coração naquilo que tem.

Onde está Deus aí há felicidade!

Não inveje o que o mundo possui, não inveje sorrisos, não inveje bens terrestres, por que nada disso prova felicidade.

Pois eu tinha inveja dos néscios, quando via a prosperidade dos ímpios.
(...)
Até que entrei no santuário de Deus; então entendi eu o fim deles.
Certamente tu os puseste em lugares escorregadios; tu os lanças em destruição.
(...)
Mas para mim, bom é aproximar-me de Deus; pus a minha confiança no Senhor DEUS, para anunciar todas as tuas obras.
Salmos 73


Se até o momento Deus não te deu algo que ao seus olhos parece bom, mas no momento você não tem, não culpe  a Deus de impedir sua "felicidade", confie em seu não, que pode ser temporário ou definitivo, que seja, mas busque a felicidade nele, só ele pode te preencher e te dar vida plena, em qualquer circunstancia.

Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte. 2 Coríntios 12:10

Paz!

Um comentário:

Anônimo disse...

É o que tenho dito

VOCE NASCEU PRA SER FELIZ, O CAMINHO É JESUS (...) jO.14.6