QUEREMOS O MELHOR DESTA TERRA!

Por Letícia Romero


“Se quiserdes, e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra. Mas, se recusardes e fores rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do Senhor o disse”.  Isaías. 1.9-10

Para começar vamos observar que este versículo, muito utilizado pelos adeptos da TEORIA DA PROSPERIDADE, está localizado no velho testamento, sabemos que o velho testamento são sombras das coisas futuras e que Deus estava tratando com ISRAEL, gentio não era aceito, Deus não tratava com Gentios, todo o velho testamento serve para conhecermos quem é o nosso Deus e para verificarmos de onde o nosso salvador veio; ele é importante, mas não para pegarmos suas promessas e utilizarmos para nós nestes dias atuais, só se estiverem falando dos últimos dias, mas toda promessa direcionada à Israel, é para Israel não para nós.


Jesus cumpriu a lei do velho testamento, e após ele surgiu uma nova aliança, onde a lei mosaica não é mais aceita, inclusive o dízimo (Para mais esclarecimentos ler apostila do dízimo com todos os versículos que provam que o mesmo foi abolido).

Este versículo mostra que Deus, através de Isaías, queria fazer uma nova aliança com Israel que estava desviada dos caminhos dele, e lança uma promessa, que se eles obedecessem comeriam o melhor desta terra.

Mas se essa promessa fosse realmente direcionada para nós, filhos de Deus, por que ela não se cumpriu na vida dos apóstolos e nem na de Jesus?

Já ouvi alguns líderes e cantores “Gospels” dizer que Jesus era rico! Que a manjedoura era uma mansão, que o jumentinho que ele entrou em Jerusalém era uma BMW dos nossos dias (Tem o vídeo no You tube para quem quiser comprovar). Que Bíblia eles tem lido? Não é a Bíblia que eu leio, por que a minha mostra que Jesus era POBRE - “As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.” (Mateus 8.18-20) – Jesus Não ostentava riquezas, - “Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a traça e o caruncho os corroem e onde os ladrões arrombam e roubam.” (Mateus 6.19-21). Jesus falou para não ficar-mos ansiosos com coisa alguma - Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? (Mateus 6:31). Jesus mandava as pessoas ricas venderem tudo e dar aos pobres para o seguir - Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. (Mateus 19). Jesus disse que é muito difícil um rico entrar no reino dos céus – É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus” (Mateus 19:24).

   Esses versículos mais do que provam qual era o pensamento de Jesus quanto à bens materiais.  Mas vamos então ao versículo do novo testamento que “prova” que a teoria da prosperidade está certa, pelo menos é o versículo que os adeptos usam para provar isso:

“Pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre, para que pela sua pobreza fôsseis enriquecidos.” (2 Corintios 8:9)
   Senhor, quanto mais eu leio a Bíblia vejo que esses atuais líderes estão enganados, vocês já leram o contexto deste versículo? Paulo está parabenizando as igrejas da Macedônia que mesmo sendo POBRE abundou em “riqueza” para ajudar outros POBRES da Judéia, ele está agradecendo pela prontidão e pala liberalidade em ajudar a quem tinha menos que eles, (2 Co 8:1 e 2), Paulo os elogia por ajudar os irmãos:

“Porque, se há prontidão de vontade, será aceita segundo o que qualquer tem, e não segundo o que não tem, pois digo isto não para que haja alívio para outros e aperto para vós, mas para igualdade; neste tempo presente, a vossa abundância supra a falta dos outros, para que também a sua abundância supra a vossa falta, e haja IGUALDADE.” (2 Co 8:13-14). O contexto me prova que em nenhum momento Paulo incentiva as pessoas a serem ricas!

O versículo de 2 Corintios 8:9, diz que Jesus era rico...isso podemos ver em : Minha é a prata, e meu é o ouro, diz o Senhor dos exércitos.” (Ageu 2:8) , ou seja, se Deus é rico Jesus é rico, mas em outro reino, não aqui na terra. O versículo diz que ele se fez pobre, isso é provado durante a vida dele toda. O versículo diz que ele se fez pobre para que nós enriquecêssemos, o sentido desse “enriquecer” é ter o suficiente para ajudar aos outros, e não ter mais do que o necessário, vou provar isso que acabei de falar no versículo 15 Como está escrito: Ao que muito colheu, não sobrou; e ao que pouco colheu, não faltou.” Onde a TEORIA DA PROSPERIDADE se encaixa neste capítulo? Se vc tem muito não vai sobrar, e se vc tem pouco não vai faltar, isso é suprir nossas necessidades sem exageros, já dá para ver que este versículo já está eliminado se alguém quiser provar que devemos ser ricos a exemplo dele.

O melhor desta terra, que é uma promessa para os israelitas, era abundância, riquezas, glórias e honra diante dos povos. Depois da morte de Jesus, é uma nova aliança, foi aberta uma porta para os gentios, onde nosso pensamento agora é no reino, estamos aqui de passagem "Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra." (Colossenses 3: 2). As coisas mudaram após a morte de Jesus.

Eu te desafio a verificar todas as passagens que o seu “pastor’ prega sobre a TEORIA DA PROSPERIDADE se ele não usa mais o velho testamento do que o novo, e se usa o novo, usa versículos isolados que não mostram o contexto, um exemplo disso eu provei logo acima.

Deus sustenta os seus filhos, não deixa faltar nada, comida, roupa, abrigo, porém as pessoas pedem MAIS, são sanguessugas, como se Deus fosse nosso mordomo, que é obrigado a nos dar bençãos pelo simples fato de sermos “fiéis”, dando dinheiro para a obra dele, que é levantar templos luxuosos que ele não habita. Que incoerência!

            Se temos que ter o melhor desta terra, que para os crentes atuais são, casa própria, carro do ano, roupas de marca, sapatos de marca, viagens, Jesus abriu mão de todas essas coisas, e não venham me dizer que naquela época não existia essas regalias, por que existia sim, não como no capitalismo, mas quem era rico vivia muito melhor de quem era pobre. Os apóstolos também abriram mão do melhor desta terra e a igreja primitiva também, até a reforma protestante NINGUÉM quis o melhor desta terra, só depois da TEORIA DA PROSPERIDADE que as pessoas passaram a requerer de Deus essa promessa.

   Irmãos, não digo que não devemos passear, viajar, buscar nossa casa própria, ter um carro, ter um lazer, mas NÃO PODEMOS VIVER EM FUNÇÃO DISSO, se você quer ter uma vida melhor e mais confortável, estude e trabalhe para isso, mas não barganhe a Deus achado que o mesmo é obrigado a te dar alguma coisa. E se Deus não quiser dar essas coisas, temos que continuar felizes na presença dele, Deus sabe o que precisamos antes de pedirmos, mas temos que pedir o que necessitamos não o que ostenta nosso ego diante de outros ou o que nos sobra (salvo se for para ajudar alguém) por que ai faz sentido.

Se no nosso meio temos pessoas ricas, amém! Ainda mais, se vemos que mesmo sendo ricas as mesmas são humildes, solidárias, procuram ajudar as pessoas, mas vivem confortavelmente, Deus deu essa posição a ela e a mesma está desempenhando de acordo com as escrituras, sem arrogâncias e sem querer se aparecer mais do que os outros e sem amor ao dinheiro. Porém infelizmente a maioria dos crentes querem bens materiais para mostrar que são “abençoados” e que Deus está na vida deles, muitas vezes para jogar na “cara do inimigo” (que é o irmãozinho que ele não gosta) a sua vitória, bens materiais não provam que estamos com Deus, se for assim então todos os milionários estariam ao lado de Deus.

            O melhor é imitarmos a Paulo, imitador de Jesus, Ele não precisa do melhor desta terra, ele já tem o melhor no reino dos céus, onde é o nosso verdadeiro lar.

“Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.” (II Cor.4:18)

18 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela abordagem séria e biblicamente coerente!

Rogerio Lázaro
Rio de Janeiro

Anônimo disse...

SENSACIONAL essa sua argumentação,

Olha Letícia eu era evangélico de nascença e me converti (por forças de circunstâncias que não vem ao caso
ao catolicismo), poi bem, fico procurando explicações para um tema ou outro, e acho argumentações bem fundamentadas como a sua no mundo católico, e ao contrário no protestantismo uns argumentos baseados na
bíblia mas "sem pé nem cabeça"

PARABÉNS!!!!

Questione e Descubra disse...

Agradeço irmãos por estarmos na mesma sintonia, pois há um só Deus, e devemos servi-lo onde estivermos.
Só Jesus salva não a religião se estamos seguindo o evangelho de Cristo e estamos no caminho estreito, seremos salvos. o importante é não se desviar deste caminho. Agradeço mais uma vez! Paz!

Anônimo disse...

O texto bíblico refere-se usando a partícula condicionadora "se", logo não é obrigado querer possuir riquezas e nem o melhor desta terra, como está nas escrituras. Pena que é bastante notório o fato de existirem muitas pessoas "miseráveis" dentro das igrejas e muitas que passam por necessidades financeiras por não terem uma experiência com Deus na área financeira (cada um colhe o que planta). A salvação é obrigatório ter (se é também quereis estar com o Senhor) render-se aos pés do Mestre é o que todos devem fazer. Tenho convicção de minha salvação, tenho sido fiel ao meu Senhor. Contribuo voluntariamente no reino e desfruto das bênçãos do Senhor sem barganhar. Concordo em parte com o comentarista, mas recomendo que ele busque aprofundar-se um pouco mais nas traduções do vernáculo original da Palavra. Fiquem na paz.

Unknown disse...

Jesus veio cumprir a lei e não anular acho que você está equivocado

Joao Paulo Marques Marques disse...

Efésios: 1. 3. Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestes em Cristo. Com o aparecimento desse igreja moderna, onde implantou o Humanismo, pluralismo, Relativismo e ecumenismoecumenismo, a palavra perde sentido. A maioria quer riquezas, viver bem.Mateus: 6. 5. E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. 8. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes. Voltemos ao Evangelho

Cecilia Abreu disse...

Muito boa explicação, mais do que claro as palavras do nosso Senhor Jesus Cristo, infelizmente muitos não querem enxergar, porque é melhor servir a Deus em troca de algo se não fica sem ENTRETENIMENTO RSRSRS. A verdade dói , e nem todos aceitam.

josenice felix da silv disse...

Muito boa explicação mesmo...mas algumas pessoas não enxergam a verdade... acreditam em tudo que esses líderes espirituais falam! Q de espírituais não tem nada.

Samuel Alves disse...

Parabéns meu amigo, abaixo aos mentirosos sangue suga dos incautos, que vêem com essa teoria que só serve para os outros pois eles não abençoam ninguém sempre querem mais

marcelo thomasi disse...

Amigo experiência com Deus é espiritual e não financeira , os que tem condições ajudem os que não tem , isso é ser igreja , se vc tem condições glória a Deus , mas lembre-se quanto mais se tem mais será cobrado , nos estamos aqui como igreja e não como bancos , estamos aqui para protestar contra o pecado, contra a injustiça, contra a mentira , Paulo sabia viver no muito , pouco , na falta e na abastança, assim devemos ser , devemos como crentes se é que somos , viver uma vida de negar a si mesmo , e fazer a vontade do todo poderoso ,

Fujemos da aparência do mau

H & M Distribuidora disse...

Parabéns! Foi muito satisfatória sua explicação. Não encontrei nenhum ministério que não cobra dízimo. Mas afinal! Frequento mesmo assim pelo meu conhecimento espiritual, busco meu relacionamento com Deus o tempo todo dentro ou fora da Igreja, e tenho sido abençoada. Quando peço a Deus prosperidade financeira é com o objetivo de ajudar pessoas que não tem condições assim como eu ... Mas é meu desejo de poder ajudar.
A Paz do Senhor

Anônimo disse...

Parabéns pelo ensinamento, o próprio CRISTO quando precisou pagar o imposto pediu para Pedro ir pegar um peixe e tirar o suficiente para pagar o imposto dos dois.Porquê Ele não tirou do bolso várias moedas de ouro e pagou?
Infelizmente essa teoria da prosperidade serve para os líderes se esconderem atrás de suas riquezas.

Galvani disse...

Parabéns, simplesmente parabéns. É raro quem fale a verdade. A verdade cura, mas dói. E poucos são os que escutam com bons ouvidos. Continue assim. Deus abençoe.

LEIDE SOUZA disse...

Embora que Jesus despiu de todo o seu poder quando veio o terra. Filipense 2:6
Quando Jesus fala que não tinha onde reclinara cabeça MT 8.18-20 na mente de muitas pessoas é que ele não tinha casa: Jesus usa uma figura de linguagem parápido o escriba que queria lhe seguir e Jesus vendo que ele não estava apto para obra usou essa expressão.MT 9.1-7 mostra claramente que Jesus tinha sua casa. Nem tudo na Bíblia é levado ao pé da letra. Vc e eu temos que comer o melhor dessa terra , quando nois queremos trabalhamos honestamente e conseguimos, e ouvindo as palavras do Senhor nos fará bem sucedidos. Deus já mais nos que ver na miséria ele quer o melhor pra cada um de nois. Só não se apegue seus bem matérias e não faça deles seu deus. Seja farto em tudo e ajude a quem precisa. Eu particularmente sou dizimista,com base em mt 23.23 ondem de Jesus. E em tudo o Senhor tem mim abençoado, se vc contribuir com amor e fé pela obra de Deus, sem dúvida vc será muito abençoado. Faça como Abraão vive pela fé e ande com temor na presença de Deus. E Deus não vai te deixar na pobreza.

LEIDE SOUZA disse...

Jo.1.38-39 mt 13.1 mt.13.36 mostra que Jesus tinha sua casa. E outra Jesus nasceu em um lugar humilde . Mas os presentes que ele ganhou foi dos melhores. Ouro incenso e mirra mt 2.11 , nisso vejo que o Senhor tem o prazer de nos oferecer o melhor dessa terra.

Questione e Descubra disse...

Leide, por favor não se baseie no velho testamento para afirmar que Deus da riqueza as pessoas, os apostolos passaram dificuldade eram pobres e passavam fome e nem por isso Deus deixou de estar com eles, Deus não tem interesse nenhum em nos dar bens nessa terra corruptível, e mentirosa, conseguimos as coisas através de nosso esforço, trabalho e estudo, mas o objetivo de Deus é nos levar para seu reino e formamos casas lá, não aqui, se até as coisas básicas, como comer e se vestir ele pediu para não nos preocuparmos? Ainda mais com essas futilidades do capitalismo.
Até em correr atras de coisas terrenas devemos ter cuidado, pois nossa casa e vida está no reino e podemos perde-lo se nos ocuparmos demais com as coisas terrenas.
Paz!

WCP disse...

SINCERAMENTE, AINDA NÃO ACREDITO QUE ALGUÉM LEVA A SÉRIO ESSA HERESIA DA PROSPERIDADE. SOMENTE OS IGNORANTES DÃO CRÉDITO A ESSE ENGANO. NÃO É NEM QUESTÃO DE OLHAR PARA A.T. OU N.T. E SIM PARA TODO O CONTEXTO BÍBLICO QUE NÃO DÁ BASE ALGUMA PRA ISSO. AMIGOS, PONHAM O SEU CORAÇÃO NAQUILO QUE NÃO PERECE, BUSQUEM AS COISAS DO ALTO. LEMBREM-SE, NÓS NÃO SOMOS DESSE MUNDO. A NOSSA HERANÇA NÃO É DAQUI. A NOSSA TERRA PROMETIDA NÃO É ESSA. NA HISTÓRIA DA IGREJA NUNCA SE ACREDITOU NESSA PALHAÇADA. ESSE ARTIFÍCIO PRA ENGANAR OS PREGUIÇOSOS, QUE NÃO GOSTAM DE ESTUDAR, É RELATIVAMENTE NOVO. POR FAVOR, ESTUDEM A BÍBLIA COMO UM TODO, INDIVISÍVEL, UMA SÓ REVELAÇÃO, E VERÃO QUE O QUE DEUS TEM PARA OS SEUS ELEITOS É MUITO MAIS DO QUE TUDO QUE VOCÊS PODEM ADQUIRIR OU SONHAR. A PAZ E A GRAÇA A TODOS.

Unknown disse...

Muito coerente e embasado seu texto. Agradeci a DEUS por ler e encontrar compatibilidade com meu posicionamento a respeito desse modismo da "prosperidade" no meio cristao.
Deus abencoe !